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ARTIGOS

WCM e Lean - Manutenção Industrial

Pensar na Manutenção como um negocio dentro do próprio negocio se tornou questão de sobrevivência para companhias. Visualizar as necessidades de controle, monitoramento e saber agir na hora certa traz inúmeros benefícios, financeiros e emocionais (para os profissionais), e uma maior tranquilidade e certeza de que os principais focos serão alcançados: atendimento total e satisfação do cliente alinhado com a produção com menor custo e maior lucro possível.

A Manutenção tem grande participação nesse sucesso e deve ser encarada como estratégica para isso. A metodologia WCM para Manutenção (World Class Maintenance) reúne o que há de melhor de outras metodologias para aplicação de um Sistema de Gestão assertivo, eficaz, funcional e principalmente, Lean, atuando de uma maneira que se faça o certo da primeira vez, no lugar certo, no tempo certo, otimizando assim recursos, financeiros e pessoais.

Pretendo, a partir desse artigo, escrever sobre cada “tijolo” da pirâmide, tentando mostrar como eles se conectam e como aplicá-los na pratica, com sistemática, controle e principalmente, colhendo frutos positivos.

PILARES DO WCM NA MANUTENÇÃO

Utilizando o que há de melhor em outras metodologias como : RCM, TPM, entre outras, é possível estratificar as melhores práticas e organizar através de uma pirâmide, obtendo assim uma sistemática e um norte de como fazer a implementação.

Na minha visão fazer cada “tijolo” de forma BEM metódica, trará inúmeros benefícios do que tentar fazer tudo em pouco tempo. Acho isso devido a fato de que, caso a empresa não possua nada do que é proposto, a adaptabilidade de todos será mais lenta e com certeza terá que ter um esforço muito grande do ponto de vista de mudança de cultura para o programa dar certo. Apesar de não encontrar na internet (pelo menos não achei nenhuma fórmula mágica) nada relacionado a como “vender” a ideia de que WCM traz resultados de médio a longo prazo, acredito que antes de tudo, TODOS, chefia, operacional e administrativos, devem saber do que se trata, como será feito, ouvir opiniões e assim poder engajar todos para o sucesso comum, pelo menos um representante de cada setor deveria estar participando, levando as visões e ideias para o bem comum. O fator comportamental e cultural pode fazer o programa ter um sucesso espetacular como também pode fazer ter um fracasso total.

Dentro de cada “tijolo” pode haver inúmeras diretrizes a serem seguidas, isso pode variar de empresa para empresa, de acordo do nível já colocado, do engajamento, de como e quando querer chegar ao fim da implementação de terminada parte. O gestor deverá checar como e de que maneira fazer isso, olhando de forma abrangente as estratégias a serem seguidas e corrigindo os desvios que por ventura (e com certeza) irão acontecer, o sucesso não depende de acertar de cara e sim abraçar a causa, corrigir erros e se mostrar confiante de que dará certo, ou seja, desistir jamais.

Ao meu ver, a aplicação do WCM não se dá em tempos curtos, claro que dependendo do nível em que a manutenção está, mas olhando para o quão complexo é colocar cada tijolo para funcionar, tendo em vista as variáveis comportamentais, financeiras, recursos humanos, condições das maquinas, etc., de 3 a 5 anos é um tempo razoável para tudo poder estar FUNCIONANDO, como eu disse, depende muito das variáveis e seguimento da industria.

Iniciar pelos pilares mais básicos do pé da piramide, vai criando base para as implementações futuras de forma mais robusta, é importante cada etapa ser colocada, testada, validada, treinada, controlada e finalizada até o fim.

Chegar no nível de WCM não é tarefa fácil, porem é possível, depende do engajamento de todos e vontade. Fazer Gestão de Ativos em conformidade com a ISO 55000, com certeza pode colocar a empresa em um nível acima das concorrentes e trazer melhores resultados a longo prazo.

Mas afinal o que tem o WCM com Lean?

Bom, olhando para todos os benefícios que aplicação do WCM pode trazer, fica mais claro que quando os esforços são concentrados em ferramentas e métodos assertivos e que podem trazer resultados com “menos”, estamos então aplicando o Lean a Manutenção: fazer tudo de maneira certa, sem retrabalho, na primeira vez e sem desperdícios. É isso que o WCM traz: estruturação das ferramentas e “atacar” as coisas corretas no tempo correto! Utilizando a gestão olhando para o que há de melhor dentro das metodologias de manutenção, faz os profissionais trabalharem no “lugar certo” e com “a ferramenta correta”. Imagine se a gestão fosse feita de maneira reativa, ou seja, deixa acontecer e verifica o que fazer depois. Não!! Fazendo de forma estruturada tudo flui mais facilmente e todos trabalham de maneira menos estressante. Ou seja, a metodologia WCM deixa, tantos os processos administrativos quanto os operacionais, com uma tendencia menor ao desperdício (de tempo, recursos e peças).

Confiabilidade, esse é o foco, tornar os equipamentos confiáveis ao ponto de termos a certeza de que não iremos deixar o cliente insatisfeito, porem nenhum negocio se mantem, mesmo com altas vendas, quando seus ativos não estão operando de maneira eficaz, correta e sem desperdícios para esse atendimento, a longo prazo atender “a qualquer custo” pode quebrar o negocio, o mesmo acaba se tornando não-sustentável do ponto de vista econômico!

No próximo artigo irei falar de dois pilares, EQUIPAMENTOS CRÍTICOS e ESTRATÉGIAS DE MANUTENÇÃO, com minhas ideias e visões de como fazer e implementar.

Gostou do artigo? Deixa sua opinião nos comentários, vamos, juntos, discutir ideias e aprender um com os outros!

Me chamo Gustavo Siviero, sou formado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de Piracicaba, MBA em Gestão da Manutenção e Produção pela Faculdade de Tecnologia de Piracicaba e Técnico Mecânico pela UNICAMP. Atuo na industria a mais de 16 anos, como Técnico em Manutenção e Engenheiro de Manutenção. Sei tudo sobre WCM? Não!! Sempre temos o que aprender!!! Vamos nessa juntos?!

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